Qualidade zootécnica e pureza racial marcam a Exposição Nordestina das Raças Dorper e White Dorper 2022

Exposição Nordestina das Raças Dorper e White Dorper 2022 - Grande Campeão White Dorper

De acordo com o jurado do evento, a qualidade dos animais apresentados em pista foi excelente

A cidade de Picos/PI sediou de 30 de maio a 5 de junho a Exposição Nordestina das Raças Dorper e White Dorper 2022. O evento – ranqueado pela Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper) – foi realizado durante a durante a VII edição da Picos Fest Berro, no Parque José de Moura Monteiro

Giancarlo Antoni foi o jurado responsável por avaliar os 360 animais em pista, sendo 300 Dorper e 60 White Dorper. De acordo com ele, a qualidade dos animais apresentados em pista foi excelente. “Muito boa mesmo, cresceu demais em qualidade o Nordeste nos últimos três anos. Nós nunca tínhamos tido uma Exposição Nordestina com tanta qualidade como essa, a nível nacional”.

Exposição Nordestina das Raças Dorper e White Dorper 2022 - Melhor criador e expositor Dorper e White Dorper
Dorper Buriá, Melhor Criador e Expositor Dorper e Dorper Boa Vontade, Melhor Criador e Expositor White Dorper da Exposição Nordestina 2022 – Foto: Divulgação/Picos Fest Berro

O Jurado do Quadro da ABCDorper e, ainda, Inspetor Técnico da ARCO, complementa dizendo: “Eu até diria que as fêmeas que estavam na Nordestina foram melhores, inclusive, que da Exposição Nacional 2021, em São José do Rio Preto/SP, para se ter uma ideia de como foi boa a exposição em qualidade zootécnica e pureza racial das fêmeas, e de alguns machos também. Uma pista pesada, com 19, 16 animais, todos muito bons, bem apresentados”.

Diante da qualidade apresentada em pista, Giancarlo Antoni acredita que a Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper 2022 promete. “A evolução foi grande e promete muito para a Nacional que vai ser feita no fim do ano em Maceió. O pessoal está se preparando para fazer uma Nacional com muita qualidade”, finaliza o jurado.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DO EVENTO

Exposição Nordestina das Raças Dorper e White Dorper 2022 - Grande Campeão Dorper
Grande Campeão e Reservado de Grande Campeão Dorper – Foto: Divulgação/Picos Fest Berro

Grandes Campeões da Exposição Nordestina 2022

Entre os exemplares da raça Dorper, o criador e expositor Dorper Buriá, de Senhor do Bonfim/BA e de propriedade de Eduardo e Luiz Teixeira, se destacou. Tanto que conquistou o título de Melhor Criador e Expositor Dorper da Exposição Nordestina 2022. Entre as fêmeas, o pódio foi formado por Buriá TE 9286 como a Grande Campeã e Buriá TE 9752 como Reservada de Grande Campeã.

Grande Campeã e Reservada de Grande Campeã Dorper – Foto: Divulgação/Picos Fest Berro

Já entre os machos Dorper, novamente Dorper Buriá no topo, com Buriá TE 9501 como o Grande Campeão. O título de Reservado de Grande Campeão ficou com Boa Vontade Bolt 659, do criador e expositor Dorper Boa Vontade, de Maceió/AL e de propriedade de Fernando Vieira Chaves Filho.

Exposição Nordestina das Raças Dorper e White Dorper 2022 - Grande Campeã White Dorper
Grande Campeã e Reservada de Grande Campeã White Dorper – Foto: Divulgação/Picos Berro Fest

A Grande Campeã White Dorper foi Interlagos Sandy 3302, do expositor Haras HNC, de Caruaru/PE e de propriedade de José Gildo Lima de Barros. A Reservada de Grande Campeã foi Bacurizinho WD IA 228, do expositor Catolé Real, de Cabrobró/PE e de propriedade de José Lucas Mendes de Barros.

Exposição Nordestina das Raças Dorper e White Dorper 2022 - Grande Campeão White Dorper
Grande Campeão e Reservado de Grande Campeão White Dorper – Foto: Divulgação/Picos Berro Fest

Por fim, entre os machos White Dorper, dobradinha do expositor Dorper Boa Vontade no pódio. O Grande Campeão foi Interlagos TE 3548, enquanto o Reservado de Grande Campeão foi Boa Vontade IA 75. Como resultado, Fernando Vieira Chaves Filho, da Dorper Boa Vontade, recebeu o título de Melhor Expositor e Criador White Dorper da Exposição Nordestina 2022.

Facebook: ABCDorper | Instagram: @abcdorper | Site: www.abcdorper.com.br

Por Natália de Oliveira/Agrovenki
Crédito da foto: Divulgação/Picos Fest Berro

Leia outras notícias no site da ABCDorper

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp