Conheça os jurados da Exposição Nordestina das Raças Dorper e White Dorper 2023

Conheça os jurados da Exposição Nordestina das Raças Dorper e White Dorper 2023

A organização do evento escolheu a dedo uma jurada internacional, além de dois brasileiros para os julgamentos de classificação

Para que uma exposição de ovinos alcance o seu objetivo, de aprimorar ainda mais o fenótipo dos animais de acordo com as características do padrão racial, é imprescindível que a organização do evento escolha jurados capacitados para os julgamentos. Sobretudo, jurados efetivos com profundo conhecimento dos padrões raciais do Dorper e do White Dorper do Brasil, bem como do mundo.

No caso da Exposição Nordestina das Raças Dorper e White Dorper 2023 não foi diferente. A organização do evento – que será realizado durante a 1ª Serra ExpoBerro, entre os dias 18 e 23 de abril, no município de Serra Talhada/PE – escolheu a dedo os jurados que ficarão responsáveis pela avaliação dos animais. “Nosso critério foi conhecimento sobre a raça. Temos muitas boas opções aqui no Brasil, por isso chamamos dois brasileiros e uma sul-africana. Sei que farão um excelente trabalho”, disse o organizador da feira José Lucas Mendes de Barros.

A jurada sul-africana escolhida foi Colene Grevelink. Ela é Inspetora e Jurada Credenciada pela Associação Sul-Africana do Dorper, com inúmeras participações em competições internacionais. Ela já julgou as últimas Exposições Nacionais da África do Sul e da Namíbia. No ano passado, esteve nos Estados Unidos por volta de dois meses visitando criadores e julgando eventos por lá. Neste ano, antes de vir ao Brasil, em abril, ela estará visitando criadores das raças na Austrália.

Ao lado de Colene estarão jurados efetivos que fazem parte do Quadro Oficial de Jurados das raças Dorper e White Dorper. Um deles é o Zootecnista e Inspetor técnico da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO) Gustavo Martins Ferreira. Ele começou a julgar em 2006, na Expovelha, já participou de duas Nacionais do Dorper e do White Dorper (Vitória/ES, em 2012, e Salvador/BA, em 2014), entre outras exposições regionais. Em 2019, esteve na Namíbia, onde fez o curso de jurado internacional e, assim, recebeu a cerificação da Associação do país africano.

“Eu acredito que o Nordeste está caminhando para ser um grande produtor de cordeiro Dorper e White Dorper no cruzamento com as raças deslanadas da região. Até por causa da cultura deles, de trabalhar e conviver com ovino. Então, eu acho que o Nordeste vai crescer muito nos próximos anos, tanto em quantidade quanto em qualidade, e essa Nordestina vai evidenciar isso”, aposta Ferreira.

Completando o trio de jurados de classificação da Exposição Nordestina 2023 estará o Médico Veterinário José Raphael Pilz Borba, que atua desde 2015 como jurado das raças. Ele já julgou a Nordestina, em 2017, entre outras exposições regionais. “Essa Nordestina vai ser um evento muito grande, a maior nordestina de todos os tempos. É uma honra ter sido convidado, vai ser um bom julgamento em quantidade e qualidade”, pontua Borba.

Por fim, vale citar que o jurado de admissão da Exposição Nordestina 2023 será o Médico Veterinário Salvador Jr., que atua desde 2015 como inspetor de ovinos, já fez dois cursos de jurado das raças Dorper e White Dorper e atuou em várias exposições pelo Brasil, principalmente no Nordeste e também no exterior (Paraguai e Venezuela). “As expectativas são as melhores para a Nordestina, teremos animais de alta qualidade, oriundos de vários estados do Nordeste. Com certeza, será um grande evento das duas raças”, finaliza Salvador.

Facebook: ABCDorper | Instagram: @abcdorper | Site: www.abcdorper.com.br

Por Natália de Oliveira/Agência Agrovenki
Crédito das fotos: Divulgação

Leia outras notícias no site da ABCDorper