Melhor rebanho de Dorper e White Dorper fora da África do Sul é o do Brasil, garante jurado da Namíbia

Pieter Van Schalkwyk foi o responsável pelos julgamentos das raças durante a Caprishow Dormentes-PE 2022, exposição ranqueada pela ABCDorper, e ficou impressionado com a qualidade dos animais em pista

A cidade de Dormentes, no Sertão do Pernambuco, sediou entre os dias 28 e 30 de julho, a edição de 2022 da Exposição, Feira e Leilão de Caprinos e Ovinos (Caprishow), no Pátio Evercio Coelho de Macedo. O evento contou com a participação de 160 animais da raça Dorper e White Dorper nos julgamentos, que foram ranqueados pela ABCDorper. Contudo, segundo a organização, o evento reuniu 300 animais das raças em exposição.

Vindo direto de Namíbia, um país no sudoeste da África, Pieter Van Schalkwyk foi o jurado escalado para os julgamentos das raças Dorper e White Dorper. Fazia cerca de 10 anos que ele não vinha ao Brasil e, por isso, ficou bastante feliz com o convite de retornar ao país para realizar o julgamento das raças, ainda mais numa região que ele não conhecia.

Pieter Van Schalkwyk

A princípio, ele ficou impressionado com a estrutura e organização da Caprishow Dormentes-PE 2022. Porém, o que mais o chamou atenção foi, certamente, a qualidade dos animais das raças apresentados em pista. Tanto que Pieter Van Schalkwyk comentou durante a exposição que, provavelmente, o melhor rebanho de Dorper e White Dorper fora da África do Sul seria o do Brasil. Ele também fez questão de agradecer a oportunidade de retornar ao Brasil, proporcionada pela organização da Caprishow e a Prefeitura de Dormentes.

Além do jurado namibiano, a diretora técnica da ABCDorper, Regina Valle, também esteve na cidade para acompanhar os julgamentos. “Eu fiquei bastante impressionada com a organização, bem como com o apoio e empenho da prefeitura para a realização do evento. A população da cidade se envolveu e acompanhou os julgamentos todos os dias. Foi uma grata surpresa participar de um evento como esse no sertão nordestino “.

Grande Campeã e Reservada de Grande Campeã Dorper Caprishow Dormentes 2022 – Foto: Divulgação

Grandes Campeões Dorper e White Dorper

Entre as fêmeas da raça Dorper, a Grande Campeã foi LAGE DA CRUZ MEGAN TE 1180 e a Reservada de Grande Campeã LAGE DA CRUZ NASTYA TE 1506. Ambos animais do criador e expositor Augusto Sérgio de Oliveira Barbosa, da Cabanha Lage da Cruz. Propriedade, aliás, que também garantiu o título de Grande Campeão Dorper com LAGE DA CRUZ BTRIX 1503. Completando o pódio, o Reservado de Grande Campeão foi GENDOR GOLIAS TE 455, do criador e expositor Reinaldo Mendes de Macedo.

Grande Campeão e Reservado de Grande Campeão Dorper Caprishow Dormentes 2022 – Foto: Divulgação

Já entre as fêmeas White Dorper a Grande Campeã foi CATOLE REAL TE 04, do expositor Juarez Fernandes Coelhos, do Rancho Jota, e a Reservada de Grande Campeã foi BOA VONTADE WD TE 76, do criador e expositor Fernando Vieira Chaves Filho, da Dorper Boa Vontade, que também levou os grandes campeonatos entre os machos White Dorper. BOA VONTADE IA 75 foi o Grande Campeão e BOA VONTADE TE 71 foi o Reservado de Grande Campeão.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DO EVENTO

Grande Campeã e Reservada de Grande Campeã White Dorper Caprishow Dormentes 2022 – Foto: Divulgação
Grande Campeão e Reservado de Grande Campeão White Dorper Caprishow Dormentes 2022 – Foto: Divulgação

Caprishow Dormentes-PE 2022

Além dos julgamentos das raças Dorper e White Dorper, o evento reuniu ainda outras raças ovinas em exposição, como Santa Inês e Berganês, bem como caprinos das raças Bôer e Anglo Nubiano. Totalizando, assim, 753 animais expostos no parque em Dormentes, de 53 expositores de todas as raças. Com relação ao público, a organização do evento contabilizou mais de 10 mil visitantes no parque durante os dias da exposição.

“O evento foi acima das expectativas”, disse José Lucas Mendes de Barros, um dos organizadores do evento. “Sem dúvidas, a maior das edições da Caprishow e tivemos excelente comercialização nas baias e no leilão que vendeu mais de R$ 149 mil com 23 lotes de Dorpers, White Dorpers e Boers. E a exposição ranqueada pela ABCDorper nos trouxe mais credibilidade, mas o mais importante é o fortalecimento da associação e consequentemente das raças”, finaliza.

Facebook: ABCDorper | Instagram: @abcdorper | Site: www.abcdorper.com.br

Por Natália de Oliveira/Agrovenki
Crédito da foto: Divulgação/Caprishow

Leia outras notícias no site da ABCDorper


Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp