Associado da ABCDorper participa da 1ª Nacional Dorper e White Dorper da Argentina

Associado da ABCDorper participa da 1ª Nacional Dorper e White Dorper da Argentina

Pedro Ortiz, da Cordeiro Medalha, foi convidado para ser o jurado da exposição na Argentina e ainda teve a oportunidade de ministrar uma palestra, onde falou um pouco das características das raças para os criadores argentinos

Entre os dias 13 e 16 de junho, ocorreu a 1ª edição da Nacional Dorper e White Dorper da Argentina, em Corrientes. E para avaliar os animais das raças em pista, a Asociación de Criadores Dorper y White Dorper Argentina – entidade promotora do evento – convidou um associado e conselheiro técnico da Associação Brasileira de Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper).

Trata-se de Pedro Ortiz, da cabanha Cordeiro Medalha, de Rolândia/PR. Essa não foi a primeira vez que ele foi jurado de uma Nacional Dorper e White Dorper fora do território brasileiro. Em setembro de 2021, ele foi convidado para julgar a exposição das raças no Paraguai, o que acabou resultando no convite para fazer o mesmo agora na Argentina.

“Além disso, eles também já conheciam o nosso trabalho [na cabanha Cordeiro Medalha] e daí me convidaram para ser jurado da Nacional da Argentina, foi a 1ª Nacional das raças no país. Eles me contrataram, eu acredito, por acreditarem na forma que eu vejo as raças, os animais”, conta Pedro Ortiz, que também é médico veterinário.

Palestra durante a Nacional Dorper e White Dorper na Argentina

Além de ter julgado os animais, ele ainda ministrou uma palestra durante a Nacional Dorper e White Dorper da Argentina. “Nada muito técnico, mas bastante produtivo e funcional para os criadores. Em mais ou menos uma hora e meia, consegui prender a atenção dos produtores, tinha, mais ou menos, 50 pessoas assistindo a palestra e foi bem bacana. Falei da funcionalidade, das principais características, o destaque das raças no Brasil e fora na questão produtividade”.

Criador brasileiro vê criação argentina das raças com grande potencial de crescimento – Foto: Divulgação/Cordeiro Medalha

Por fim, Pedro Ortiz conta que, apesar de recente a criação das raças na Argentina, a enxerga com bastante potencial de crescimento. “Por lá a criação é nova, está abaixo do que é produzido no Brasil ainda, salvo alguns animais de destaque. Mas eles têm muito amor, muita dedicação e a cultura de criar ovinos em algumas regiões. Eu acredito que eles têm muito potencial para se destacar ainda. Foi uma experiência incrível! Agradeço a Deus e a minha família e a nossa equipe Cordeiro Medalha por nós permitir realizar esse trabalho”, finaliza.

Facebook: ABCDorper | Instagram: @abcdorper | Site: www.abcdorper.com.br

Por Natália de Oliveira/Agrovenki
Crédito da foto: Divulgação/Cordeiro Medalha

Leia outras notícias no site da ABCDorper

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp