Exposição Nordestina do Dorper & White Dorper 2024 bate recorde de inscrições e se consagra como a maior edição da história

Exposição Nordestina das Raças Dorper e White Dorper 2024 - Dormentes PE (2)

De 15 a 19 de maio, a cidade de Dormentes/PE foi palco da mais grandiosa Exposição Nordestina das Raças Dorper & White Dorper já vista, durante a Caprishow 2024. Com números impressionantes, o evento – que contou com o apoio da Associação Brasileira do Dorper e White Dorper (ABCDorper) – se consagrou como um marco na história da ovinocultura regional.

A magnitude da exposição se destacou com o recorde de animais Dorper presentes, sendo 531 (maior do que o já registrado em uma exposição nacional da raça), além dos 90 White Dorper, totalizando 621 animais inscritos das raças. Além disso, o evento contou com a participação de 41 expositores distintos, tornando esta edição verdadeiramente histórica.

A Caprishow 2024, realizada pela prefeitura municipal e organizada pela Super Soluções, contou com o apoio fundamental da TV do Bode, que transmitiu ao vivo os julgamentos dos animais em pista pela internet, juntamente com entrevistas exclusivas que proporcionaram uma imersão completa no evento.

“Ficamos muitos felizes com os resultados da Caprishow e da Nordestina, foi a maior exposição Nordestina das raças Dorper e White Dorper. Tivemos uma adesão muito grande dos criadores e foi um evento de máxima qualidade”, comemorou José Lucas, representante da Super Soluções.

Presente no evento, Pedro Rocha de Abreu Filho, presidente da ABCDorper, ressaltou a importância do crescimento da ovinocultura na região nordeste: “A feira foi muito bem instalada e projetada, o que é resultado da expansão da ovinocultura no Nordeste. O Dorper e White Dorper têm contribuído com esse crescimento, em decorrência do seu melhoramento genético no rebanho para produção de carne. Eu fiquei impressionado com a qualidade dos animais aqui na Nordestina, o pessoal aqui entende bem do setor e sabe bem o que faz”.

Exposição Nordestina das Raças Dorper e White Dorper 2024 - Dormentes PE (1)
O trio de jurados da Nordestina foi formado pelo brasileiro Wallace Prado, com os sul-africanos David Kriel e Larry Snyder

Qualidade dos Animais e Estrutura Impecáveis

A Exposição Nordestina das Raças Dorper & White Dorper, realizada durante a Caprishow 2024, não apenas quebrou recordes de participação, mas também recebeu elogios unânimes pela qualidade da estrutura e dos animais presentes. Para Regina Valle, Diretora Técnica da ABCDorper, o evento deve servir de modelo para os demais realizados.

“A exposição foi um sucesso. A organização do evento fez um belo trabalho, aumentando o espaço dos animais, deixando muito mais confortável e espero conseguirmos manter essa mesma estrutura para os próximos anos. Realmente, no Dorper, nós fizemos um recorde, batendo o número de animais da Exposição Nacional. Realmente foi um belo show, a qualidade excelentíssima, não deixou em nada perder para a exposição nacional”, disse Regina Valle.

O júri, composto pelo brasileiro Wallace Prado, médico veterinário e membro do Colégio de Jurados da ABCDorper, juntamente com os jurados internacionais Dawid Kriel e Larry Snyder, ambos membros do Colégio de Jurados da Associação de Criadores de Dorper da África do Sul, também elogiou a qualidade do evento.

“O evento foi muito bem organizado, pelo Zé Lucas e toda a equipe dele, com o apoio da prefeitura, evento muito bem feito e a qualidade dos animais excelentes. Então, a gente só tem a agradecer a toda a organização por proporcionar para gente esse show que foi essa exposição”, disse Wallace Prado.

Os jurados Dawid Kriel e Larry Snyder também compartilharam suas impressões sobre a Exposição Nordestina das Raças Dorper & White Dorper. Kriel expressou que a qualidade dos animais é equiparável com os da África do Sul, elogiando a excelência e força dos exemplares presentes, destacando a trajetória positiva do Brasil nesse caminho.

Por outro lado, Snyder observou que a estrutura do evento foi uma novidade para eles, notando diferenças marcantes em comparação com eventos similares na África do Sul. Ele sugeriu que os sul-africanos poderiam aprender com os brasileiros sobre como realizar um evento desse porte, enfatizando sua satisfação e aproveitamento durante a exposição.

Melhor criador e expositor Dorper e White Dorper - Exposição Nordestina 2024
Melhores criadores e expositores das raças Dorper e White Dorper da Exposição Nordestina 2024

Sucesso no 4º Leilão Berro Show

Em meio à grandiosidade da Exposição Nordestina das Raças Dorper & White Dorper, realizada em Dormentes/PE, o 4º Leilão Berro Show se destacou como um verdadeiro marco, registrando números expressivos e estabelecendo novos padrões de sucesso.

Com uma participação maciça de criadores e entusiastas das raças, o leilão alcançou um resultado surpreendente, obtendo 100% de liquidez, acompanhado por um faturamento total de R$ 404 mil e média de preço por animal de R$ 13.480, evidenciando a força e o interesse crescente por essas raças.

José Lucas, representante da Super Soluções, expressou sua gratidão diante desse resultado extraordinário: “Essa Nordestina foi recorde de inscrições de animais, foi a maior Nordestina da história da Nordestinas e o leilão também foi o maior da história das Nordestinas. Então, só gratidão a Deus e aos criadores que acreditaram neste leilão”.

Grande Campeonato da Raça Fêmeas Whute Dorper Nordestina 2024
Grande Campeonato da Raça – Fêmeas – White Dorper
🥇Grande Campeã(o): CATOLE REAL 36
🥈Reservada(o) Grande Campeã(o): DORPER HNC WD RADASSA TE 338
Grande Campeonato da Raça Machos White Dorper Nordestina 2024
Grande Campeonato da Raça – Machos – White Dorper
🥇Grande Campeã(o): DCM SNOW BALL 933
🥈Reservada(o) Grande Campeã(o): R.E.M. TE 05

Melhores Criadores e Expositores da Nordestina

Eduardo e Luiz Teixeira, da Dorper Buriá, com sede em Senhor do Bonfim/BA, foram agraciados com os cobiçados títulos de Melhor Criador e Melhor Expositor da raça Dorper da Exposição Nordestina 2024.

Já na raça White Dorper, o título de Melhor Criador e Melhor Expositor foi conquistado por Junior e Gabriel Cavalcanti, da Mister Dorper, de Dormentes/PE.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DA NORDESTINA 2024

Grande Campeonato da Raça Fêmeas Dorper Nordestina 2024
Grande Campeonato da Raça – Fêmeas – Dorper
🥇Grande Campeã(o): BURIA TE B758
🥈Reservada(o) Grande Campeã(o): LAGE DA CRUZ LUANA TE 1444
Grande Campeonato da Raça Machos Dorper Nordestina 2024
Grande Campeonato da Raça – Machos – Dorper
🥇Grande Campeã(o): BOSQUE DAS ALGAROBAS BIT TUBE 283
🥈Reservada(o) Grande Campeã(o): BOSQUE DAS ALGAROBAS BIT BELLO 229

Próximo Encontro: Nacional das Raças Dorper & White Dorper em Brasília/DF

O próximo grande evento oficial das raças Dorper & White Dorper já tem data e local definidos: a 17ª Exposição Nacional está marcada para acontecer de 3 a 13 de outubro no Parque de Exposições da Granja do Torto, em Brasília/DF. O evento será organizado pelo Sindicato dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Distrito Federal (SINCCO), com o apoio da ABCDorper.

Durante a Exposição Nordestina, em Dormentes/PE, o presidente do SINCCO, Nivaldo Ribeiro, juntamente com o segundo presidente da ABCDorper, Marcos Boechat Lopes de Souza, estiveram presentes como embaixadores da futura Exposição Nacional.

“Estamos aqui para prestigiar este evento e absorvermos conhecimento, pois temos o compromisso de realizar uma exposição nacional de excelência em Brasília. Tudo o que foi implementado aqui e que consideramos relevante para promover o evento na capital federal será replicado. Esta foi uma organização impecável. Há muitos aspectos que podemos adaptar à nossa realidade em Brasília, e contamos com a presença de todos lá”, afirmou Nivaldo.

Marcos Boechat complementou: “O presidente da ABCDorper tem enfatizado a importância de estarmos mais próximos dos criadores, ouvindo suas demandas e trabalhando em prol da raça. Esta feira foi excepcional, principalmente devido à grande presença do público. Isso é crucial, pois queremos que o público esteja presente para impulsionar a comercialização de matrizes e reprodutores. O aumento da participação de pequenos criadores também é notável, indicando um crescimento significativo”.

O segundo presidente da ABCDorper concluiu destacando o objetivo de proporcionar uma Exposição Nacional de qualidade em Brasília: “Estamos empenhados em realizar um evento de grande porte. Viemos também como representantes desta futura exposição nacional. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance em prol da raça. Estamos preparando uma estrutura de excelência para os criadores e tratadores, inclusive, com a presença de três juízes sul-africanos. Contamos com a presença e o apoio de todos neste grande evento das raças Dorper e White Dorper”.

Facebook:ABCDorper | Instagram:@abcdorper 

Por Natália de Oliveira/Agência Agrovenki
Crédito da fotos: Divulgação/Super Soluções

Leia outras notícias no site da ABCDorper